Container (transporte)
História
Empilhamento de contêineres.
Durante séculos de comércio internacional, os seus precursores, chineses, árabes e europeus, não haviam conseguido criar uma forma não só de evitar as enormes perdas no transporte com as quebras, deteriorações e desvios de mercadorias, como também de agilizar e reduzir o custo das operações de carga e descarga. Somente em 1937, o americano Malcom Mc Lean, então com pouco mais de 20 anos, motorista e dono de uma pequena empresa de caminhões, ao observar o lento embarque de fardos de algodão no porto de Nova Iorque, teve a ideia de armazená-los e transportá-los em grandes caixas de aço que pudessem, elas próprias, serem embarcadas nos navios.
Com o tempo, Mc Lean aprimorou métodos de trabalho e expansão de sua companhia, a Sea-Land (depois Maersk-Sealand), tornando-a uma das pioneiras do sistema intermodal, abrangendo transporte marítimo, fluvial, ferroviário, além de terminais portuários.
Após inúmeras experiências nos Estados Unidos, prejudicadas pelo período da Segunda Guerra Mundial (1939/ 1945), somente em 1966 Mc Lean aventurou-se na área internacional, enviando um navio com contêineres à Europa. Assim, em 5 de maio daquele ano (1966) chegava a Roterdã - já o maior porto do mundo - o cargueiro adaptado "SS Fairland" da Sea Land, que ali descarregou 50 unidades. Como não havia equipamento apropriado, o desembarque foi feito com o próprio guindaste do navio, outra criação de Mc Lean.
Naquela época, um verdadeiro exército de nove mil estivadores trabalhava no grande porto holandês, vinculando a 25 empresas de serviço. Antevendo a revolução que iria ocorrer no transporte marítimo, o diretor do porto, Frans Posthuma, conseguiu a exclusividade para receber os contêineres destinados à Europa, comprometendo-se a preparar um terminal especializado para desembarcá-los. Logo depois, em 1967, cinco das empresas estivadoras que operavam em Roterdam criaram a ECT, com apenas 208 empregados para atender ao crescente movimento de contêineres.
A HIDROTEC, hoje, conta com modernas formas de elaboração e fabricação de Módulos Habitáveis. Todo o processo obedece os mais rigorosos conceitos de qualidade, confiabilidade e normatização no que se refere a segurança no trabalho e a conservância nas regras de mercado. São projetos audaciosos que vão de Contêineres Escritórios, Banheiros, Refeitórios, Vestiários até Almoxarifados, Dormitórios e Ambulatórios, para proporcionar satisfação, segurança e comodidade aos seus clientes e parceiros.
Containers habitáveis
Utilizar containers habitaveis é uma prática muito comum na Europa e em vários lugares dos Estados unidos. Apesar de não tão difundida essa prática aqui no Brasil, containers habitaveis, vem se tornando uma pratica cada vez mais frequente.
Containers habitaveis, alem de serem transportados muito fácilmente, eles são ecologicamente corretos, pois os containers podem fácilmente serem reciclados e utilizados para outras coisas.
Em nossa galeria de fotos, você encontrara projetos muito bem feitos de containers habitaveis, que podem inspirar você a construir uma casa para você.
[editar]
Container Habitacional
- Vão livre
- Almoxarifado
- Alojamento
- Refeitório
- Escritório
- Escritório revestido
- Escritório WC
- Copa
- Banheiro